quarta-feira, 23 de abril de 2014

Contém Fenilalanina, posso comer?



É geralmente encontrada em embalagens de alimentos, como alguns refrigerantes,gelatinas e suplementos alimentares.Muitas pessoas que não sabem do seu significado questionam o risco de ingerir esses alimentos. Mais afinal o que é fenilalanina? Ela pode causar danos a nossa saúde? Para quais pessoas é direcionada a advertência quanto à ingestão desses alimentos?
A fenilalanina é um aminoácido que está presente em quase todos os alimentos, com importância na constituição das proteínas e também como precursor de outras moléculas. A fenilalanina ingerida é incorporada pelo organismo na síntese proteica.


Para a maioria das pessoas, a fenilalanina é um inofensivo nutriente de importância essencial na nutrição, podendo ser ingerida sem o menor risco na saúde. Entretanto, existe um motivo para atenção à sua presença. Um pequeno grupo de indivíduos, estimadamente uma a cada 24.310 crianças nascidas na população brasileira apresentam uma deficiência genética que impede a produção da enzima fenilalanina hidroxilase, impossibilitando o organismo de  converter o excesso de fenilalanina em tirosina.
Discute-se a possibilidade de tratamentos alternativos para a fenilcetonúria por meio de terapia gênica ou reposição enzimática, mais a ação mais próxima dos pacientes ainda consiste em restaurar os níveis normais de fenilalanina no sangue com a restrição dietética a alimentos ricos em fenilalanina.

Postado por Caio Alberto de Lima

Fonte http://geneticanaescola.com.br/wp-home/wp-content/uploads/2012/10/Genetica-na-Escola-52-Artigo-01.pdf



















Nenhum comentário:

Postar um comentário