domingo, 27 de abril de 2014

Aminoácidos como Precursores de Outras Moléculas



O aminoácidos são os “blocos de construção” de proteínas e peptídeos. Eles também servem de precursores para muitos tipos de moléculas pequenas que têm diversos papéis biológicos. A histamina, por exemplo, é derivada, por descarboxilação, da histidina. A tirosina é precursor dos hormônios tiroxina e epinefrina e da melanina. O glutatião, cuja função é proteger os globos vermelhos de danos oxidativos, é derivado de um aminoácido muito especial, o glutamato. Já a biossíntese do óxido nítrico, molécula sinalizadora de curta duração, é iniciada a partir da arginina. O envolvimento de um aminoácido na síntese dos anéis de porfirina de hemos e clorofilas também é de enorme importância. O hemo é sintetizado a partir da glicina e do acetato. Muitas moléculas derivadas dos aminoácidos são essenciais para os sistemas biológicos...




 fonte:http//www.tudosobreaminoacidos.com
postado por: felipe carvalho

AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA - BCAA

Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA (Branched Chain Amino Acids), compreendem três aminoácidos essenciais: valina, leucina e isoleucina. De todos os aminoácidos isolados consumidos, apenas os aminoácidos essenciais apresentam uma sustentação teórica para a sua administração.

Os aminoácidos não são sintetizados no organismo humano devendo, por isso, ser ingeridos na dieta ou na forma de suplementos dietéticos, os quais são apresentados na forma de cápsulas, pó, tabletes e na forma líquida. Nos alimentos, podem ser encontrados nas carnes e outros produtos de origem animal, ricos em proteínas.
 
 
 
postado por: felipe carvalho

quinta-feira, 24 de abril de 2014

AMINOÁCIDOS X MASSA MUSCULAR

Quando se faz musculação e os músculos começam a se hipertrofiar (crescer), é preciso garantir ao seu organismo a matéria-prima para deixar essas células musculares mais fortes.
Assim, é preciso aumentar a ingestão de aminoácidos (proteínas), seja através da alimentação normal (consumo de ovos e carnes, por exemplo) ou de suplementos industrializados
. Os suplementos, porém, devem ser tomados apenas com o acompanhamento médico e de um profissional da área de treinamento e alimentação.
ÁCIDO ASPÁRTICO:
Ajuda na eliminação da amônia no organismo e a proteger o sistema nervoso central.
ÁCIDO GLUTÂMICO:
Acredita-se que aproximadamente a metade da composição de aminoácidos do cérebro é composta por ela.
O “combustível do cérebro”.
Acredita-se também que o funcionamento normal do cérebro dependa do Ácido glutâmico por ser ele uma substância necessária para a saúde do sistema nervoso.
ALANINA:
A Alanina ajuda o corpo a utilizar o ácido pantotênico.
ALBUMINA:
Geralmente proveniente da clara do ovo;
Proteína de alto valor biológico, devido a sua alta digestibilidade e por conter todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais, a albumina é reconhecida como a mais rica proteína animal, sendo fundamental para o crescimento e regeneração muscular.
Tomar depois dos treinos ou antes de dormir.
ARGININA:
A arginina é vital para o funcionamento normal da glândula pituitária.
Tomada antes de dormir, ela aumenta a produção do hormônio de crescimento. Ela ajuda na desintoxicação de resíduos venenosos e substancias tóxicas.
Também ajuda na recuperação de ferimentos.
Uma alta porcentagem do colágeno ( a “cola” do organismo) é constituída de argenina. É ideal quando combinada com Oritin
BCCA:
Em cápsulas e comprimidos, trata-se de um complexo de três aminoácidos, tijolos que formam as proteínas, matéria-prima dos músculos.
São eles: leucina, isoleucina e valina. Apesar de essências na construção da massa muscular, esses aminoácidos não são produzidos pelo corpo.
Devem ser tomados antes e depois de uma atividade muscular intensa.
CAFEÍNA:
Estimula o batimento cardíaco resultando numa aceleração da freqüência de respiração e aumento do metabolismo basal.
É um poderoso estimulante, resultando num desgaste menor mais resistência durante os treinos.
Em excesso causa insônia, inquietação ou batimento cardíaco exagerado.
L – CARNITINA:
Em cápsulas e líquido. Funciona como um emagrecedor.
Ajuda a varrer gordura para o interior da célula para que ela seja utilizada na produção de energia.
Deve ser tomada antes de exercícios aeróbicos, como corrida ou bicicleta.
Melhores resultados quando combinada com creatina.

Fonte: http://www.fazfacil.com.br/saude/aminoacidos-funcoes-organismo/
Postado por: Erik Jorge Lopes Fernandes

IMPORTÂNCIA DOS AMINOÁCIDOS NO METABOLISMO


Os aminoácidos formam a estrutura das proteínas e são essenciais para o corpo humano.
Atletas são as pessoas que mais se beneficiam com a suplementação de aminoácidos porque eles ajudam no reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular.
Os aminoácidos são essenciais para a produção de mais de 50 mil proteínas e mais de 15 mil enzimas, incluindo as enzimas digestivas, que devem estar em ótimo funcionamento para que todos nós possamos aproveitar ao máximo a alimentação.
Os aminoácidos tem grande influencia no seu humor, na concentração, na agressividade, na atenção e no sono.
Depois que uma proteína é ingerida, as enzimas digestivas a quebram em aminoácidos. Os aminoácidos são, então, usados individualmente para a criação de novas proteínas e enzimas.
Os aminoácidos isolados são mais rapidamente absorvidos e assimilados do que as proteínas. Eles influenciam atividades farmacológicas e fisiológicas, como o anabolismo, a regulação hormonal e as funções neurotransmissoras. Os aminoácidos individuais conseguem desempenhar funções que as proteínas não conseguem, tornando-se, assim, muito importante no ganho de massa muscular e na melhora da performance.









Fonte: http://www.ranashaw.com/aminoacidos.htm

Postado por: Erik Jorge Lopes Fernandes

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Contém Fenilalanina, posso comer?



É geralmente encontrada em embalagens de alimentos, como alguns refrigerantes,gelatinas e suplementos alimentares.Muitas pessoas que não sabem do seu significado questionam o risco de ingerir esses alimentos. Mais afinal o que é fenilalanina? Ela pode causar danos a nossa saúde? Para quais pessoas é direcionada a advertência quanto à ingestão desses alimentos?
A fenilalanina é um aminoácido que está presente em quase todos os alimentos, com importância na constituição das proteínas e também como precursor de outras moléculas. A fenilalanina ingerida é incorporada pelo organismo na síntese proteica.


Para a maioria das pessoas, a fenilalanina é um inofensivo nutriente de importância essencial na nutrição, podendo ser ingerida sem o menor risco na saúde. Entretanto, existe um motivo para atenção à sua presença. Um pequeno grupo de indivíduos, estimadamente uma a cada 24.310 crianças nascidas na população brasileira apresentam uma deficiência genética que impede a produção da enzima fenilalanina hidroxilase, impossibilitando o organismo de  converter o excesso de fenilalanina em tirosina.
Discute-se a possibilidade de tratamentos alternativos para a fenilcetonúria por meio de terapia gênica ou reposição enzimática, mais a ação mais próxima dos pacientes ainda consiste em restaurar os níveis normais de fenilalanina no sangue com a restrição dietética a alimentos ricos em fenilalanina.

Postado por Caio Alberto de Lima

Fonte http://geneticanaescola.com.br/wp-home/wp-content/uploads/2012/10/Genetica-na-Escola-52-Artigo-01.pdf



















Pesquisador desenvolve fertilizante a base de aminoácidos









 O uso excessivo de fertilizantes nitrogenados nas lavouras pode provocar fenômenos como a chuva ácida ou a destruição da camada de ozônio, segundo alguns pesquisadores. Pensando nisso, com o objetivo de produzir fertilizantes que não agridam o meio ambiente, o pesquisador desenvolveu o fertilizante "Green Factor". O produto foi registrado como orgânico-mineral pelo Ministério da Agricultura. 



Fonte:http://tvuol.uol.com.br/video/14830329/
Postado por :Matheus Alexandre de Araújo 

Inacreditável: tecnologia inédita é capaz de recarregar Smartphone em 30 segundos.




A companhia vem desenvolvendo semicondutores biológicos, feitos com compostos orgânicos chamados peptídeos – pequenas cadeias de aminoácidos. A tecnologia, entre outras funções, aumenta a velocidade de carregamento de baterias.


Fonte: http://overbr.com.br/inacreditavel-tecnologia-inedita-e-capaz-de-recarregar-smartphone-em-30-segundos/


Postado por :Matheus Alexandre de Araújo
O QUE SÃO AMINOÁCIDOS  ESSENCIAIS E NÃO-ESSENCIAIS?
Essenciais:
Um aminoácido essencial é aquele que o organismo considerado (normalmente, o humano) não é capaz de sintetizar mas é necessário para o seu funcionamento.
O organismo humano é incapaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns. Tem então de os obter através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas.
Não essenciais:
Um Aminoácido não essencial é aquele que o organismo considerado (normalmente, o humano) é capaz de sintetizar para o seu funcionamento.
O organismo humano é capaz de sintetizar cerca de metade dos vinte aminoácidos comuns1 . Tem então de obter o restante através da dieta, pela ingestão de alimentos ricos em proteínas2 .
Os aminoácidos não essenciais são também necessários para o funcionamento do organismo, mas podem ser sintetizados in vivo a partir de determinados metabolitos.

Postado por: Marco Aurélio Fernandes Nogueira Cardoso

terça-feira, 22 de abril de 2014


AMINOÁCIDOS E SUA INFLUENCIA NO HUMOR
Os aminoácidos tem grande influencia no seu humor, na concentração, na agressividade, na atenção e no sono.
Depois que uma proteína é ingerida, as enzimas digestivas a quebram em aminoácidos. Os aminoácidos são, então, usados individualmente para a criação de novas proteínas e enzimas. 
Os aminoácidos isolados são mais rapidamente absorvidos e assimilados do que as proteínas. Eles influenciam atividades farmacológicas e fisiológicas, como o anabolismo, a regulação hormonal e as funções neurotransmissoras. Os aminoácidos individuais conseguem desempenhar funções que as proteínas não conseguem, tornando-se, assim, muito importante no ganho de massa muscular e na melhora da performance.

Postado por: Marco Aurélio Fernandes Nogueira Cardoso

sábado, 12 de abril de 2014

BCAA- Serve de substrato para a gliconeogênese




   

 Os BCAA são desaminados no tecido muscular formando a alanina, que por sua vez, deixa o músculo e vai para o fígado onde é convertida em piruvato e, posteriormente, em glicose (ciclo glicose-alanina) contribuindo para a manutenção da glicemia durante exercícios prolongados. Os BCAA atuam no ciclo da alanina-glicose servindo de substratos para a produção de glicose.

    Os BCAA, particularmente a leucina, também podem servir como importantes doadores de nitrogênio no cérebro, por meio dos grupos amina, com a finalidade de síntese de glutamato. A leucina, não sendo uma substância neuroativa, pode seguramente transitar pelo cérebro e ser usada como uma fonte de NH2 com o propósito de sintetizar o glutamato. Sendo um aminoácido importante no metabolismo humano, o glutamato é o produto da transaminação do α-cetoglutarato, participando na produção de metabólitos como o piruvato ou o oxaloacetato, que participam em vias metabólicas como a gluconeogénese e na glicólise. 

Publicado por: Francisco Weydson em 12/04/14