quinta-feira, 13 de março de 2014

AMINOÁCIDOS APOLARES

Aminoácidos apolares[editar | editar código-fonte]

Há um grupo de aminoácidos com cadeia laterais apolares. Desse grupo fazem parte a alanina, a cisteína, a glicina, a valina, a leucina, a isoleucina, a prolina, a fenilalanina, o triptofano e ametionina. Em vários elementos do grupo - isto é, a alanina, a valina, a leucina, e a isoleucina - a cadeia lateral é um grupo hidrocarboneto alifático. A prolina tem uma estrutura cíclica alifática e o nitrogênio está ligado a dois átomos de carbono. Na terminologia de química orgânica, o grupo amina da prolina é uma amina secundária. Em contraste os grupos amina de todos os outros aminoácidos são aminas primárias. Na fenilalanina, o grupo hidrocarboneto é aromático(contém um grupo cíclico semelhante ao anel de benzeno) em vez de alinfático. No triptofano, a cadeia lateral contém um átomo de nitrogênio adicionado ao grupo hidrocarboneto alifático.
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido#Amino.C3.A1cidos_apolares

Glicina: H- CH (NH2) – COOH
Alanina: CH3- CH (NH2) - COOH
Leucina: CH3(CH2)3-CH2-CH (NH2)- COOH
ValinaCH3-CH(CH3)-CH (NH2) - COOH
IsoleucinaCH3-CH2-CH (CH3)-CH (NH2)- COOH
Fenilalanina: C6H5-CH2-CH (NH2)- COOH
Triptofano: R aromático- CH (NH2)- COOH
Prolina: C5H9NO2 (ligando o grupo amino ao carbono alfa)
Metionina: C5H11NO2S
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/aminoacidos/aminoacidos-apolares.php







POSTADO POR: ERIK JORGE LOPES FERNANDES

AMIONOÁCIDOS POLARES NEUTROS, ÁCIDOS E BÁSICOS

Aminoácidos polares neutros[editar | editar código-fonte]

Este grupo de aminoácido tem cadeias laterais polares eletricamente neutras (sem cargas) em pH neutro. Este grupo inclui a serina, a treonina, a tirosina, a glutamina, e a asparagina. Na serina, e na treonina, o grupo polar é uma hidroxila (-OH) ligadas a grupos hidrocarboneto alifáticos. O grupo hidroxila na tirosina é ligado a um grupo hidrocarboneto aromático, o qual eventualmente perde um próton em pHs mais altos.

Aminoácidos polares ácidos[editar | editar código-fonte]

Dois aminoácidos, o ácido glutâmico e o ácido aspártico, possuem grupos carboxila em suas cadeias laterais, além daquele presente em todos os aminoácidos.

Aminoácidos polares básicos[editar | editar código-fonte]

Há três aminoácidos (a histidina, a Lisina e a Arginina) que possuem cadeias laterais básicas, e em todos eles cadeia lateral é carregada positivamente em pH neutro ou perto dele.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amino%C3%A1cido#Amino.C3.A1cidos_apolares

POSTADO POR: ERIK JORGE LOPES FERNANDES

quarta-feira, 12 de março de 2014

Aminoácidos e suas funções no organismo




Os aminoácidos são subprodutos da digestão das proteínas (carnes, leite, queijo, iogurte, ovo, quinua, soja etc.)

FENILALANINA:aminoácido precursor da Tirosina, dos neurotransmissores dopamina, norepinefrina, do hormônio tiroxina; melhora o humor, a concentração e a memória; absorve radiação ultravioleta. É também um potente antidepressivo.

HISTIDINA: aminoácido que auxilia na manutenção do pH sanguíneo constante; associado a respostas alérgicas.

ISOLEUCINA: aminoácido de cadeia ramificada ou BCAA. Está envolvido na força e resistência muscular.

LEUCINA: aminoácido da cadeia ramificada ou BCAA encontrado como elemento estrutural no interior de proteínas e enzimas; está envolvido na força e resistência muscular; é também um potente estimulador da insulina.

LISINA: aminoácido que auxilia na formação do colágeno. Participa na absorção do cálcio, importante para a formação óssea. Está envolvido na produção hormonal, reduz os níveis de triglicerídeos e é um imunoestimulante. Essencial para o crescimento infantil e para a manutenção do equilíbrio do nitrogênio em adultos.

METIONINA: aminoácido precursor da cisteína, cistina, taurina, carnitina colina e melatonina; participa da biossíntese de DNA e RNA; indispensável para o funcionamento normal do fígado e contribui para sua desintoxicação; ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue.

TRIPTOFANO: aminoácido precursor da serotonina; estimula a secreção do hormônio do crescimento; juntamente com a lisina, carnitina e colesterol; diminui os riscos de espasmos arteriais; é convertido em niacina.

VALINA: aminoácido de cadeia ramificada ou BCAA. Encontrada no interior de proteínas com a função de determinar sua estrutura tridimensional; está envolvida na força e resistência muscular.

ARGININA: aminoácido precursor do GABA, da ornotina e da uréia.  Considerando aminoácido essencial durante o crescimento infantil, estimula a produção e a liberação do hormônio de crescimento; essencial para o funcionamento normal do sistema imune; aumenta a liberação de insulina e glucagon; estimula a espermatogênese; é um cicatrizante de ferimentos.

GLUTAMINA: aminoácido constituinte do colágeno, encontrado também na cartilagem, tendões e ligamentos. Em conjunto com a vitamina C, mantém a pele e as articulações saudáveis.

CARNITINA : aminoácido sintetizado a partir da metionina e lisina.Essencial ao metabolismo de gorduras.


Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/aminoacidos/


Postado por :Matheus Alexandre de Araújo




É VERDADE QUE CERTOS AMINOÁCIDOS ESTIMULAM OS HORMONIOS DE CRESCIMENTO NOS ADOLESCENTES?



Algumas pesquisas sobre certos aminoácidos mostram um benéficio quanto ao ganho de peso
e crescimento muscular,embora exista de fato muito poucas evidencias para provar que qualquer
suplemento de aminoácidos funcione desta forma específica. Há tres amonoácidos que tem sido reinvidicados para aumentar a liberaçao do hormonio do crescimento em crianças e adolescentes: a arginina, a lisinae ortinina. Uma injeçao de arginina é usada para liberar o hormonio do crescimento em crianças com deficiencia, trabalhando apenas num certo período de tempo. Entretanto, não há nenhuma evidencia de que uma dose oral destes aminoácido tenha o mesmo efeito. Os adolescentes podem obter um maior benefício ataravés do aumento da sua ingestão de proteínas o que irá ajudar no crescimento muscular.


fonte: www.alimentaçaosaudavel.org/suplementos-aminoacidos
postado por: felipe carvalho

segunda-feira, 10 de março de 2014

Você sabia que há aminoácidos no leite materno??


Umami-Um-aliado-na-nutrição-dos-bebês1


O glutamato é um aminoácido livre, determinante do gosto, e encontrado em abundância no leite materno. Além do glutamato existe outro aminoácido encontrado no leite materno, o Umami tem uma relação direta com o desenvolvimento intestinal e é um aminoácido não essencial, ou seja o nosso próprio organismo produz. É o mais abundante na natureza.Sua concentração no leite materno aumenta após os três primeiros meses de aleitamento,chegando a constituir aproximadamente 50% do total dos aminoácidos livres.





Fonte:http://www.portalumami.com.br/ciencia/presenca-de-umami-no-leite-materno-ajuda-a-desenvolver-o-intestino-do-bebe/

Postado por: Caio Alberto de Lima