terça-feira, 20 de maio de 2014





 Carnitina (para cães e gatos).


Fisiologicamente falando, a carnitina ajuda a transformar a gordura em combustível para as células. Por consequência, é muito útil e eficaz durante o esforço físico. Em algumas raças de cães (Boxers, Dobermans, Cockers Spaniel, etc), uma doença cardíaca grave está muita associada à produção deficiente de carnitina pelo organismo. Pode-se ainda acelerar o emagrecimento de animais obesos através da adição de carnitina a seu alimento.

O que é?

A carnitina é um aminoácido não essencial, normalmente produzido pelo organismo a partir de dois aminoácidos, a lisina e a metionina. Torna-se essencial na alimentação só quando o organismo não é capaz de sintetizá-la em quantidade suficiente para atender suas necessidades. Sua estrutura química permite o surgimento de formas da molécula, D e L. Apenas a L-carnitina é ativa e eficaz.

Seu papel no organismo

A energia é produzida em cães e gatos principalmente através da oxidação da gordura na mitocôndria, que são pequenas usinas geradoras de energia nas células. O papel da carnitina é o de transportar os ácidos graxos através da membrana que envolve cada mitocôndria. A carnitina também exerce um papel importante na reprodução. Em algumas espécies, a suplementação de carnitina durante a gestação e a lactação aumenta o peso dos recém-nascidos e o número de animais em uma ninhada.

Fontes naturais

Além da síntese no fígado, a alimentação é outra fonte de abastecimento. Enquanto os vegetais contêm quantidades insignificantes de carnitina, a carne fresca é uma  fonte rica, em particular, a carne de carneiro.


Postado por: Francisco Weydson santos Farias
Fonte: http://www.royalcanin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário