terça-feira, 20 de maio de 2014


Lisina


A lisina é um aminoácido essencial para cães e gatos e deve ser fornecida pela alimentação para a síntese de todas as proteínas necessárias ao corpo. Em cães e gatos, a deficiência em lisina, por exemplo, retarda o crescimento


O que é?

A lisina é muito sensível ao calor, o que significa que tratamentos térmicos muito agressivos provocam uma reação com os açúcares (reação de Maillard), tornando-a indisponível ao organismo. O leite muito quente, por exemplo, provoca uma reação entre a lisina e a lactose. Essa sensibilidade em particular faz com a  lisina seja um bom indicador do controle de cozimento do alimento.


Seu papel no organismo

Além de seu importante papel na síntese de proteínas, estudos têm demonstrado o benefício do aumento da ingestão de lisina no combater ao vírus da herpes em gatos, um dos agentes responsáveis por doenças do trato respiratório superior, coletivamente denominadas de rinite felina. O vírus da herpes geralmente provoca sinais clínicos mais graves do que os outros agentes, principalmente no olho. Os gatinhos que não forem imunizados podem morrer em virtude de uma infecção. A suplementação com lisina reduz a intensidade da excreção viral e dos sintomas clínicos nos animais infectados.


Natural sources

A lisina é encontrada em abundância nas proteínas animais, especialmente em carnes e na caseína de leite. As proteínas de soja também contêm grandes quantidades. Há, porém, o risco da ausência de lisina em uma dieta à base de cereais, o que exige a suplementação deste aminoácido.


Postado por: Francisco Weydson Santos Farias
Fonte: http://www.royalcanin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário