terça-feira, 20 de maio de 2014





 Carnitina (para cães e gatos).


Fisiologicamente falando, a carnitina ajuda a transformar a gordura em combustível para as células. Por consequência, é muito útil e eficaz durante o esforço físico. Em algumas raças de cães (Boxers, Dobermans, Cockers Spaniel, etc), uma doença cardíaca grave está muita associada à produção deficiente de carnitina pelo organismo. Pode-se ainda acelerar o emagrecimento de animais obesos através da adição de carnitina a seu alimento.

O que é?

A carnitina é um aminoácido não essencial, normalmente produzido pelo organismo a partir de dois aminoácidos, a lisina e a metionina. Torna-se essencial na alimentação só quando o organismo não é capaz de sintetizá-la em quantidade suficiente para atender suas necessidades. Sua estrutura química permite o surgimento de formas da molécula, D e L. Apenas a L-carnitina é ativa e eficaz.

Seu papel no organismo

A energia é produzida em cães e gatos principalmente através da oxidação da gordura na mitocôndria, que são pequenas usinas geradoras de energia nas células. O papel da carnitina é o de transportar os ácidos graxos através da membrana que envolve cada mitocôndria. A carnitina também exerce um papel importante na reprodução. Em algumas espécies, a suplementação de carnitina durante a gestação e a lactação aumenta o peso dos recém-nascidos e o número de animais em uma ninhada.

Fontes naturais

Além da síntese no fígado, a alimentação é outra fonte de abastecimento. Enquanto os vegetais contêm quantidades insignificantes de carnitina, a carne fresca é uma  fonte rica, em particular, a carne de carneiro.


Postado por: Francisco Weydson santos Farias
Fonte: http://www.royalcanin.com.br

Lisina


A lisina é um aminoácido essencial para cães e gatos e deve ser fornecida pela alimentação para a síntese de todas as proteínas necessárias ao corpo. Em cães e gatos, a deficiência em lisina, por exemplo, retarda o crescimento


O que é?

A lisina é muito sensível ao calor, o que significa que tratamentos térmicos muito agressivos provocam uma reação com os açúcares (reação de Maillard), tornando-a indisponível ao organismo. O leite muito quente, por exemplo, provoca uma reação entre a lisina e a lactose. Essa sensibilidade em particular faz com a  lisina seja um bom indicador do controle de cozimento do alimento.


Seu papel no organismo

Além de seu importante papel na síntese de proteínas, estudos têm demonstrado o benefício do aumento da ingestão de lisina no combater ao vírus da herpes em gatos, um dos agentes responsáveis por doenças do trato respiratório superior, coletivamente denominadas de rinite felina. O vírus da herpes geralmente provoca sinais clínicos mais graves do que os outros agentes, principalmente no olho. Os gatinhos que não forem imunizados podem morrer em virtude de uma infecção. A suplementação com lisina reduz a intensidade da excreção viral e dos sintomas clínicos nos animais infectados.


Natural sources

A lisina é encontrada em abundância nas proteínas animais, especialmente em carnes e na caseína de leite. As proteínas de soja também contêm grandes quantidades. Há, porém, o risco da ausência de lisina em uma dieta à base de cereais, o que exige a suplementação deste aminoácido.


Postado por: Francisco Weydson Santos Farias
Fonte: http://www.royalcanin.com.br




                                 
 Metionina e Cistina


Os aminoácidos sulfurados são essenciais para a síntese de queratina, a principal proteína dos pelos. A deficiência em aminoácidos sulfurados resulta na perda de pelos, no desaceleramento do crescimento e geralmente no surgimento de pelos secos e quebradiços.


O que é?

A síntese necessária para a manutenção da pele e dos pelos pode representar até 30% das necessidades diárias por proteína de um cão adulto.


Seu papel no organismo

Apenas a metionina é considerada um aminoácido essencial. No entanto, se a cistina for fornecida em quantidade suficiente, ela ajuda a liberar metionina para outras funções. O metabolismo dos aminoácidos sulfurados produz o ácido sulfúrico, que é eliminado através da urina. A dieta natural de um carnívoro, que é rica em aminoácidos sulfurados, portanto, tende a produzir uma urina ácida.


Fonte naturais

De um modo geral, os aminoácidos estão presentes nas proteínas animais em grandes quantidades. Estes aminoácidos raramente faltam à dieta de cães ou gatos, a menos que o animal receba uma dieta vegetariana não suplementada. Os cães são menos sensíveis a essas deficiências do que os gatos.
A metionina e a cistina são particularmente abundantes nas proteínas do ovo e de peixes, bem como na caseína do leite. O glúten de trigo e milho também são muito ricos em metionina e cistina.


Postado por: Francisco Weydson Santos Farias.
Fonte: http://www.royalcanin.com.br

terça-feira, 13 de maio de 2014

                                                       
O uso da Arginina na musculação.
                         




O uso da arginina é popular na musculação pois ela fábrica proteínas, quando usada em grande quantidade ela estimula a libertação de hormônios de crescimento. A L-arginina, como também é conhecida, é um aminoácido e é produzida pelo próprio organismo, ela fábrica um óxido nítrico que é responsável também pelo relaxamento dos vasos sanguíneos.

Este aminoácido é usado como suplementação para musculação, mas também é usada para a suplementação da pessoa que tem baixa produção de arginina em seu organismo. A falta dela causa perda de cabelo, cortes e feridas tem lenta cicatrização, fígado gordo, constipação intestinal (a popular prisão de ventre) além de inflamações na pele.

 
Benefícios
A arginina trás diversos benefícios para os atletas adeptos a prática da musculação. A principal vantagem para o praticante é crescimento do músculo, ela também incentiva a liberação de hormônio do crescimento e provoca o metabolismo da gordura. O aminoácido aumenta a aptidão e a força. O uso dela é constante em atletas, pois os objetivos traçados por eles ficam cada vez mais perto de serem realizados com o uso da suplementação de arginina.



Riscos
O uso da arginina em excesso, ou sem indicações de um profissional capacitado pode trazer diversos riscos a saúde do atleta. Ela pode provocar a disfunção erétil (impotência sexual). Pessoas com problemas respiratórios, como a asma, são mais vulneráveis a ataques asmáticos, pois o uso do suplemento pode provocar esses ataques.

O mau uso da arginina na musculação pode causar ainda baixa pressão arterial, problemas sanguíneos. O uso de arginina em algumas pessoas com problemas no sangue ou nos rins deve fazer o uso da proteína somente sob prescrição médica. A arginina deve ser usada com cautela e responsabilidade por todos, é válido lembrar que qualquer coisa em excesso é prejudicial a saúde.






Postado por: Francisco Weydson Santos Farias.


Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/esporte/artigos

quinta-feira, 8 de maio de 2014

AMINOÁCIDOS COMO PRECURSORES DE OUTRAS MOLÉCULAS

O aminoácidos são os "blocos de construção" de proteínas e peptídeos. Eles também servem de precursores para muitos tipos de moléculas pequenas que têm diversos papéis biológicos. A histamina, por exemplo, é derivada, por descarboxilação, da histidina. A tirosina é precursor dos hormônios tiroxina e epinefrina e da melanina. O glutatião, cuja função é proteger os globos vermelhos de danos oxidativos, é derivado de um aminoácido muito especial, o glutamato. Já a biossíntese do óxido nítrico, molécula sinalizadora de curta duração, é iniciada a partir da arginina.
O envolvimento de um aminoácido na síntese dos anéis de porfirina de hemos e clorofilas também é de enorme importância. O hemo é sintetizado a partir da glicina e do acetato.
Muitas moléculas derivadas dos aminoácidos são essenciais para os sistemas biológicos.


postado por: Erik Jorge Lopes Fernandes

O Que é e qual os efeitos do BCAA

BCAA que vem da abreviação de “Branch Chain Amino Acids” que significa “aminoácidos de cadeia ramificada, são formados por 3 essenciais aminoácidos e que não são produzidos pelo organismo, sendo eles:  A L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina.

Existem 20 aminoácidos que são de fundamental importância não só para a construção muscular, como para o bom funcionamento e manutenção das funções vitais do nosso corpo, desses 20 aminoácidos existentes, o corpo humano só é capaz de produzir metade dessa quantia, cerca de 8 á 10 são obtidos através da alimentação ou no caso do BCAA, pela suplementação.
O principal papel dos BCAA’s é na recuperação de lesões musculares, lesões essas formadas durante um treino intenso de musculação. Durante os exercícios com pesos, o corpo entra em estado catabólico e se o organismo não tiver os nutrientes necessários para se abastecer durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos presentes nos músculos para suprir a demanda do corpo por energia. O resultado disso é a perda de massa muscular.
Os BCAA’s também estimulam e elevam a produção de insulina, que é um hormônio altamente anabólico, e que com sua elevação, propicia uma ótima absorção dos aminoácidos e outros nutrientes, servindo de matéria-prima na construção dos músculos, e permite uma maior entrada de glicose nas células, dando mais energia durante os treinos. Por esses fatores citados, entende-se porque o período ideal para se consumir os BCAA’s é antes e depois dos treinos, para pode suprir todas essas necessidades.

postado por: Erik Jorge Lopes Fernandes

Medicina ortomolecular – Tratamento que neutraliza os radicais livres

Essa história de medicina ortomolecular nunca foi tão falada como na última década. Defendendo o uso PER-SO-NA-LI-ZA-DO de vitaminasaminoácidosminerais enzimas, ela já conquistou muitas famosas no mundo, preocupadas em cuidar da beleza com saúde, mas também com pressa. Em suma, o grande objetivo desse tratamento é a neutralizaçãodos radicais livres, prejudiciais ao funcionamento das células, causando consequências como a falta de vitalidade da pele, do cabelo e das unhas. A dieta ortomolecular já ganhou defensoras como Claudia Raia, e também consiste numa prescrição específica do que cada paciente precisa repor no organismo para equilibrá-lo. A estética ortomolecular não foge à regra, ela consiste num tratamento direcionado, decidido pelo médico depois de uma minuciosa pesquisa sobre a saúde da paciente.
Colágeno: a carência deste aminoácido provoca flacidez na pele, queda de cabelos e enfraquecimento das unhas.


postado por: Erik Jorge Lopes Fernandes

segunda-feira, 5 de maio de 2014



         

Banana – O antidepressivo natural!    
                                                   

       
 Se você gosta de banana, tem agora mais um motivo para comê-la. Estudos comprovam que a banana tem uma substância chamada triptofano que é o aminoácido precursor da serotonina, aquele neurotransmissor que nos traz o bem estar e alegria. Sem triptofano a produção dessa substância é insuficiente.
O triptofano, conhecido também como 5-HTP (5-hidroxitriptofano), é um nutriente encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carne, peixe, peru e laticínios. Sua importância na saúde mental deve-se ao fato de ser o precursor direto da serotonina. O triptofano tomado como suplemento dietético pode ser eficaz contra a depressão e completar a ação dos antidepressivos tradicionais.
Atualmente a serotonina está intimamente relacionada aos transtornos do humor, ou transtornos afetivos e a maioria dos medicamentos antidepressivos agem produzindo um aumento da disponibilidade dessa substância no espaço entre um neurônio e outro.
A serotonina pode elevar o humor e produzir uma sensação de bem-estar, aliviando a ansiedade, a tristeza e o desejo por carboidratos. Outras fontes de triptofano: requeijão, carne, peixe, banana, tâmara, amendoim, todos os alimentos ricos em proteínas.

Postado por: Francisco Weydson Santos Farias.
Fonte: http://www.tuasaude.com


Aminoácidos e sua Importância para os Cabelos

Só para entender a importância dos aminoácidos é importante lembrar que o fio de cabelo tem uma estrutura de 85% formada por um tipo de proteína chamada queratina (muito conhecida por nós adoradoras de cremes de cabelos), que por sua vez é formada por 19 tipos de aminoácidos. Sendo eles então:

CISTINA 
A Cistina é um aminoácido que ajuda no crescimento dos fios de cabelo, tem presente em muitos cosméticos e modifica a estrutura dos fios. Eles são envolvidos na produção de colágeno para elasticidade e textura da pele, e na alfa-queratina para unhas e cabelos.

ÁCIDO GLUTÂMICO
Apesar da grande concentração deste componente no cabelo, achei pouquíssimos lugares falando da função deste aminoácido para o cabelo. Apenas que ele é usado na fabricação de surfactantes.

SERINA
Melhora a penteabilidade dos cabelos, melhora as propriedades físicas da fibra do cabelo tais como o brilho, aspecto de liso, maciez e integridade das cutículas. É usado nos cosméticos como hidratante.

ARGININA
Ela estimula a micro-circulação para uma melhor nutrição no bulbo capilar, favorecendo a troca de nutrientes entre a raiz e o fio. É muito utilizado para produtos cosméticos pois possui grande propriedade hidratante.

TREONINA
Importante para a produção de glicina e serina. E é muito usado em cosméticos farmacêuticos.

LEUCINA
É fundamental para regeneração dos cabelos, pois é um elemento essencial para a estrutura das proteínas e enzimas.

ÁCIDO ASPÁRTICO
Ele é indispensável para a síntese da arginina.

GLICINA
Ajuda na fabricação de outros aminoácidos é necessário para a conservação da pele e cabelos, pois tem ação antioxidante. É usado em cosméticos para tratamento contra dermatites e antialérgico.

PROLINA
É um dos aminoácidos que são componentes primários da proteina colágeno, o tecido do conectivo que liga e sustenta todos os outros tecidos. É o aminoácido mais rígido, sendo ele então que dá rigidez ao fio de cabelo.

ALANINA
É um aminoácido que ajuda na formação da vitamina B6. Possui propriedades hidratantes, e é usado em cosméticos para produzir surfactantes e vitaminas.

LISINA
Ajuda a obter um cabelo alinhado da raiz às pontas por mais tempo. Ela potencializa a absorção do cálcio, ajudando no fortalecimento, crescimento e regeneração dos cabelos.

ISOLEUCINA
A isoleucina foi outro que não achei nada especifico para cabelo, mas fala que quando somos crianças é ele que atua no crescimento, e que ele age de forma lenta no organismo, lendo estas informações, deduzi que talvez ele esteja ligado ao crescimento do fio de cabelo.
FENILALANINA
É o aminoácido ligado diretamente a melanina, dando cor a pele e cabelos.

TIROSINA
Este aminoácido é ligado diretamente a pigmentação dos fios, ou seja a cor vibrante do cabelo é devido a este aminoácido. É encontrado nos cosméticos tendo como objetivo a proteção contra raios UV.


TRIPTOFANO
Recupera e mantem a integridade do fio evitando a quebra.

METIONINA
Reforça a estrutura do cabelo e combate a queda capilar.

Postado por: Marco Aurélio Fernandes Nogueira Cardoso

Descubra o que o excesso de suplementos pode provocar no seu organismo

Não basta seguir o rótulo. Consumo deve ser ajustado para peso, dieta e rotina da pessoa

Em busca de um corpo perfeito, muitas pessoas se submetem a dietas milagrosas, malham em excesso, alimentam-se de maneira incorreta e abusam de medicamentos e/ou suplementos alimentares, sem saber exatamente qual é a função destes para o organismo. Os suplementos alimentares quando indicados e consumidos adequadamente proporcionam resultados positivos para o corpo, mas é preciso ficar atento para não fazer com que seu uso seja maior do que o indicado.

Segundo Suzete Motta, médica com prática ortomolecular e formação em estética médica, os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos e aminoácidos, que podem estar faltando na dieta cosumida. Estes suplementos são produzidos a partir de alimentos, no entanto, podem ser consumidos por meio de formatos variados e de forma que adeque-se ao cotidiano do paciente, que pode ser em pó, líquido, pastilha, granulado ou em tablete.

Geralmente os suplementos são utilizados por pessoas que desejam ou necessitam aumentar determinado nutriente ou substância, seja por carência alimentar ou necessidade por gasto alto, como nos casos de atletas de alta performance, lembrando que nestes atletas a necessidade calórica chega a 3000kcal/dia.

— Nestes casos são indicados quando a pessoa sofre carência de algum nutriente e o suplemento tem a finalidade de repor essa substância de forma prática — destaca a médica.

Além disso, podemos utilizá-los para as pessoas que só malham em academia, desde que tenha uma carga de exercícios que exijam suplementação. Independente da situação, os suplementos só devem ser recomendados por um médico, após adequar a dieta com o consumo de suplemento, visando manter o rendimento com segurança, controlar o peso corporal e o ganho de massa muscular.

Os males do suplemento
Quando os suplementos são mal administrados podem oferecer sérios riscos à saúde. A médica alerta que cerca de 33% dos suplementos comercializados são contaminados com substâncias proibidas, e isso pode acarretar problemas à saúde como câncer, distúrbios hormonais e psicológicos.

— O fígado e os rins podem ser prejudicados quando a pessoa faz uso de altas doses de suplementos. Problemas com espinhas e flatulência também podem ocorrer, porém isso vai depender da tolerância de cada pessoa a determinado produto. Lembrando que pessoas com diabetes, pressão alta, anemia e hepatite só podem fazer uso desse medicamento após avaliação médica criteriosa — alerta a especialista.

Postado por: Marco Aurélio Fernandes Nogueira Cardoso

Cistina, Metionina, Tirosina e Cisteína:

Cistina

Além de um complexo amino, L-cistina, um aminoácido não essencial, é necessária para a textura do cabelo melhorada. Cabelo é composto por cerca de 10 por cento cistina.

Metionina

Metionina é um aminoácido essencial que é uma fonte rica de enxofre, que ajuda a combater a pele e unhas problemas e ajuda a prevenir o cabelo quebradiço. Ela também ajuda com a produção de colágeno.

Tirosina

Tirosina é um aminoácido não essencial. Seu papel no crescimento do cabelo saudável é manter a produção de melanina, que é responsável para o pigmento de nosso cabelo.

Cisteína

Cisteína é um poderoso antioxidante e ajuda a proteger o organismo contra os radicais livres, que podem danificar células. Seu papel no crescimento do cabelo saudável é que ele ajuda o cabelo a crescer mais rapidamente. Você também pode obter uma forma modificada da cisteína N-acetil-L-cisteína (NAC), que pode ser mais fácil de encontrar e ainda serve um propósito semelhante.
Verifique com seu médico antes de iniciar qualquer novo suplemento, incluindo aminoácidos, para garantir que o suplemento não irá interferir com qualquer um dos sua medicação regular.

Postado por: Marco Aurélio Fernandes Nogueira Cardoso

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Aminoácidos: Arginina, Leucina e Beta-alanina


Foram apresentados trabalhos enfatizando principalmente os benefícios de três aminoácidos: arginina, leucina e beta-alanina.
A arginina é um precursor da síntese do óxido nítrico, que tem um importante papel na regulação do fluxo sanguíneo muscular durante o exercício. A suplementação de arginina apresenta evidências científicas de melhora da resistência, tanto por proporcionar melhor oxigenação dos músculos, como por proporcionar uma remoção mais eficiente dos metabólitos produzidos durante o exercício.
Já a leucina, conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA, acumula cada vez mais evidências de ser um importante nutriente para reparação do dano muscular provocado pelo exercício intenso. Essa suplementação tem uma indicação importante principalmente no pós-exercício, quando a reparação de micro-traumas é uma das prioridades para o tecido muscular.
Por fim, a beta-alanina, considerada o aminoácido com evidências mais recentes. A suplementação de beta-alanina aumenta a síntese de carnosina que é um eficiente neutralizador do ácido láctico. Nos trabalhos apresentados ficou evidente o benefício que a suplementação deste nutriente proporciona, possibilitando significativa melhora de desempenho por capacitar o organismo a utilizar mais energia anaeróbica. Como se sabe, o ácido láctico limita a intensidade do exercício, e sua maior neutralização proporciona um benefício importante na melhora da performance.
O uso destes recursos nutricionais ergogênicos tende a ser cada vez mais difundido por quem busca melhora de desempenho físico e também promoção de saúde pela vida ativa.
O conhecimento dos benefícios de determinados aminoácidos já existe como parte das estratégias da nutrição esportiva. É importante que ressaltar mais uma vez que eles são nutrientes e não podem ser confundidos com medicamentos ou drogas proibidas pela legislação esportiva.
Fonte: http://www.globalfitness.com.br
Por: Francisco Weydson Santos Farias

Aminoácidos especiais

Aminoácidos especiais: São derivados de modificações de algum dos 20 aminoácidos, para melhor desempenho de uma função, são chamados de especiais porque são encontrados em locais específicos. Não sabe-se ao certo quantos existem, mas os mais conhecido são:


4 – Hidroxiprolina derivado da Prolina e Encontrado no Colágeno (tecido conjuntivo)
5 – Hidroxilisina derivado da Lisina e Encontrado no Colágeno (tecido conjuntivo)
N – Metil – Lisina derivado da Lisina e Encontrado na Miosina (proteína contrátil músc)
Y – Carboxiglutamato derivado do Ácido Glutâmico e Encontrado na Protombina
Desmosina derivado da Lisina e Encontrado na Elastina(tecido conjuntivo)
Selenocisteína derivado da Serina e Encontrado na Glutamina Peroxidades








Fonte:http://aumentandoconhecimentos.blogspot.com.br/2008/04/bioqumica-aminocidos.html
Postado por :Matheus Alexandre de Araújo